Qual a Diferença entre Posts e Páginas no WordPress

Muitas vezes, alguns iniciantes do WordPress, se confundem entre posts e páginas.

Por padrão, o WordPress vem com dois tipos de conteúdo: Posts e Páginas.

Como um iniciante, você provavelmente está se perguntando: Mas qual é a diferença entre eles? Parecem ter campos semelhantes no painel.

Parecem ter a mesma aparência no site. Por que eu preciso tanto? Quando devo usar posts? Quando devo usar páginas? Neste artigo, vamos explicar a diferença entre Posts e Páginas no WordPress.

Posts

Se você estiver usando o WordPress como um blog, então você vai acabar usando os Posts para a maioria do conteúdo que publicará no seu site. Posts são entradas de conteúdo apresentadas em ordem cronológica inversa na página inicial do seu blog, ou página responsável por exibi-los.

Os Posts mais antigos são arquivados com base no mês e ano. Quanto mais antigo o Post, mais o usuário terá que cavar para encontrá-lo. Você tem a opção de organizar seus Posts com base em categorias e tags.

Porque os Posts do WordPress são publicados com hora e data, eles são distribuídos através dos Feeds RSS. Isso permite que os seus leitores possam ser notificado sobre a atualização mais recente de post via feeds RSS.

Blogueiros podem usar os feeds RSS para enviar e-mails através de serviços como Aweber ou MailChimp . Você pode criar uma newsletter diária ou semanal para o seu público se inscrever.

A natureza muito oportuna dos posts, os tornam extremamente social. Você pode usar um dos muitos plugins de compartilhamento social, para permitir que seus usuários compartilhem seus posts em redes sociais como Twitter, Facebook, Google+, LinkedIn, etc.

Os posts incentivam a conversação. Eles têm um recurso interno que permite aos usuários comentarem sobre um determinado tópico. Você pode ir até suas “Configurações »Discussão” para desativar comentários em postagens antigas, se quiser.

Páginas

As páginas são destinadas a serem conteúdo “one-off” de tipo estático, como suas páginas Sobre, Política de Privacidade, Termos de Uso, etc.

Apesar do banco de dados do WordPress armazenar a data de publicação da página, as páginas são entidades atemporais. Por exemplo, sua página “Sobre”, não deve ter que expirar.

Claro que você pode voltar atrás e fazer atualizações nelas, mas as chances são de que você não vai ter uma página Sobre de 2013, 2014, etc.

Como não há data e hora atrelados às páginas, elas não são incluídas em seus feeds RSS por padrão. As páginas não são destinadas a serem sociais na maioria dos casos, portanto, não incluem botões de compartilhamento social, ou comentários.

Você não quer que os usuários comentem sobre a sua página de contato, ou sua página de políticas. Assim como você provavelmente não quer que os outros twittam sua página de termos de uso na maioria dos casos.

Ao contrário de posts, páginas são hierárquicas por natureza. Por exemplo, você pode ter uma sub-páginas dentro de uma página. Um exemplo disso seria a nossa página Divulga Seo. Este recurso permite que você organize suas páginas, e até mesmo atribua um modelo personalizado para elas.

O WordPress, por padrão, vem com um recurso que permite criar modelos de página personalizados, utilizando o seu tema. Isto permite aos desenvolvedores personalizarem o visual de cada página, quando necessário.

Na maioria dos temas, posts e páginas têm mais ou menos a mesma aparência. Mas quando você está usando a sua página para criar uma Landing Page, ou uma Página de Galeria, então esse recurso de modelos de página personalizados, se torna muito útil.

As Páginas também têm esta característica arcaica chamada Ordem, a qual permite que você personalize a ordem das páginas, atribuindo um valor numérico a ela. No entanto, este recurso é alterado por plugins como o Simple Page Ordering, que permite que você arraste e solte a ordem das páginas.

Posts vs. Páginas (Principais Diferenças)

As diferenças que listamos abaixo definitivamente tem exceções. Você pode usar plugins ou snippets de código para estender a funcionalidade de ambos os tipos de conteúdo. Abaixo está uma lista das diferenças fundamentais por predefinição:

  • Posts são temporais vs. Páginas são atemporais.
  • Posts são sociais vs. Páginas não são.
  • Posts podem ser categorizadas vs. Páginas são hierárquicos.
  • Posts são incluídos no feed RSS vs. Páginas não são.
  • Páginas tem o recurso de modelo personalizado vs. Posts não.

Perguntas Frequentes

Qual quantidade de Posts e/ou Páginas posso ter?

Você pode ter quantos posts e/ou páginas desejar. Não há limite de posts ou páginas que podem ser criados.

Há alguma vantagem de SEO para um ou o outro?

Motores de busca preferem conteúdo a ser organizado. Conteúdo atemporal é considerado muito importante, porém, bastante prioridade é dada ao conteúdo mais recente. Em suma, pode haver uma diferença, mas como um iniciante você não precisa se preocupar com isso. Concentre-se em tornar o seu site organizado para o seu usuário.