Durante o famoso mês das noivas (maio), a pesquisa da OLX revelou uma mudança significativa nos hábitos de compra dos noivos. O estudo mostrou que 45% dos entrevistados consideram comprar os trajes de casamento em lojas online. Além disso, 44% manifestaram interesse em adquirir o vestuário de segunda mão na própria OLX.
Outro dado curioso é a quebra da tradição de usar branco no “grande dia”. Apenas 32% dos entrevistados disseram que pretendem segui-la, enquanto 24% planejam usar outras cores e 11% optam por trajes culturais ou personalizados.
“O comércio de usados é uma realidade muito presente no universo dos casamentos. No caso do traje especial, além de ser uma escolha mais sustentável e econômica, há alto potencial de revenda, pois dificilmente a mesma pessoa irá repetir o uso daquela vestimenta, e que, portanto, pode gerar um dinheiro extra”, pontua Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Ticket médio e interesse por acessórios de segunda mão
A maioria dos participantes planeja gastar até R$ 1.000 na compra do traje cerimonial. Já os Baby Boomers são a geração que mais considera investir acima de R$ 5.000 nesse item.
Entre os itens que os noivos estão dispostos a comprar de segunda mão, os sapatos lideram com 40%, seguidos por porta-alianças (37%) e brincos (32%).
Mudança nas tradições e formatos de casamento
A pesquisa também investigou as preferências sobre o formato do casamento. Cerca de 32% dos entrevistados pretendem oficializar o matrimônio apenas no cartório, e o mesmo percentual planeja uma cerimônia civil acompanhada de uma celebração religiosa.
A Geração Z se destacou como a mais interessada em seguir ambas as tradições, com 35% planejando tanto a cerimônia civil quanto a religiosa. Em contraste, a Geração Y (Milennials) mostrou menor interesse, com apenas 27% optando por esse formato.
Em relação às regiões, o Sul do Brasil é a região onde essa combinação é mais popular, com 42% das respostas. Já o Norte apresentou o menor índice de adeptos a ambas as cerimônias, com 11%. No Centro-Oeste, a cerimônia religiosa exclusiva é a mais comum, representando 15% das escolhas.