portal seo imagem noticias 15.png

SEO Local se torna estratégia fundamental para negócios locais

Ruan Barbosa, CEO da Locasty, indica como tornar o SEO local mais eficaz e melhor maneira de atrair tráfego qualificado pelo Google Maps


Usar um aplicativo de localização para encontrar uma empresa próxima já é um hábito comum atualmente.

Quando alguém pesquisar por um produto ou serviço usando um aplicativo de geolocalização, as empresas que aparecem no mapa aumentam as chances de obter tráfego qualificado.

O Google Maps, por exemplo, é a principal plataforma de geolocalização do mundo e, por isso, estar presente nela é essencial para que as empresas locais sejam encontradas pelos usuários que estão por perto. 

O protagonismo da ferramenta de geolocalização do Google em uma estratégia eficiente de SEO local vai além de um simples cadastro no Google Business Profile, também conhecido como Google Meu Negócio.

De acordo com Ruan Barbosa, fundador da ferramenta de marketing local, Locasty, os aspectos que tornam uma estratégia de SEO local mais eficaz envolvem informações padronizadas, conteúdo direcionado e uso de dados.

Na visão de Ruan, os negócios locais estão usando cada vez mais recursos geográficos e de localização para direcionar tráfego qualificado para seus sites e, ao mesmo tempo, procurando formas de medir as otimizações e entender o real impacto da estratégia.

Em entrevista exclusiva, o especialista também comenta sobre a parametrização dos dados e a configuração correta de eventos e conversões como o ponto principal para medir o sucesso das ações de SEO local.

Confira a entrevista na íntegra.

Quais estratégias específicas de SEO local têm sido mais eficazes para empresas em termos de maximizar a visibilidade e impulsionar as vendas?

Ruan Barbosa: O que tenho visto no mercado é que muitas empresas não fazem o básico, como adicionar informações corretas, atualizar o horário de funcionamento da empresa em feriados, não responder às avaliações, não tirar as dúvidas dos seus clientes, não ter fotos dos produtos ou do estabelecimento, entre outros. Esses são alguns exemplos de coisas relativamente básicas que dão efeitos muito positivos e que acabam sendo deixados de lado. Dessa forma, fazer o básico bem feito é muito eficaz para um SEO local estruturado e, consequentemente, para utilizá-lo de maneira efetiva como um canal de vendas. E, de maneira mais estratégica, o que tenho visto sendo mais eficaz para maximizar a visibilidade e impulsionar as vendas é:

  • Ter uma padronização nas informações, seja elas nas páginas do site ou no perfil de empresa do Google
  • Uma estratégia de conteúdo direcionada para esse canal (e não só uma replicação do conteúdo que é gerado para as redes sociais das empresas), levando em consideração as buscas que são feitas pelos produtos e serviços das empresas.
  • Usar os dados em um processo contínuo e não só de maneira pontual. Avaliando as métricas de reputação do local e indicativos de engajamento.

Pode compartilhar exemplos de empresas locais que implementaram com sucesso estratégias de SEO local?

Ruan Barbosa: Não posso compartilhar nomes, mas posso dar alguns exemplos de como algumas que estão usando a Locasty têm se destacado no uso das funcionalidades da nossa ferramenta. Por exemplo: criamos um checklist automatizado que faz a varredura dos principais itens que impactam a estratégia, além de dar uma pontuação da saúde do SEO no Google Business Profile. E vale reforçar que o SEO local não se resume apenas ao GBP, mas também em otimizações voltadas para o site como marcações de dados estruturados e até mesmo um hub de páginas com informações detalhadas sobre os pontos físicos da empresa. Negócios que unem essas frentes, tendo uma estruturação de site que gera uma boa experiência para buscas locais, em conjunto com as informações em plataformas como Google Maps, Waze, Uber e outros apps que usam a localização das pessoas, têm tido resultados mais satisfatórios.

Como essas estratégias impactaram diretamente a visibilidade online e as conversões desses negócios?

Ruan Barbosa: Vemos um reflexo relevante no aumento de pessoas indo até os locais e, por consequência, impacto direto no faturamento. Por exemplo, temos tratado o Google Business Profile como um canal de vendas e não apenas um canal de aquisição de tráfego orgânico. Além disso, há um ganho considerável na visibilidade da marca em relação aos consumidores, pois eles percebem que as empresas cuidam das informações presentes nos perfis das empresas no Google.

No contexto do SEO local, como as empresas estão utilizando recursos geográficos e de localização para direcionar tráfego qualificado para seus sites? Há alguma tendência notável nesse sentido?

Ruan Barbosa: As empresas estão procurando mais formas de conseguir medir os esforços dessas otimizações de SEO local para entender o real impacto, criando métricas mais claras e objetivas. Por exemplo, uma parametrização correta de URLs utilizadas como site de acesso ou provenientes do compartilhamento de conteúdos em postagens, unidos a um correto acompanhamento dos eventos e conversões do site, dão uma visão mais precisa do que está ou não trazendo resultado. Por consequência, isso resulta em menos achismos nas ações e mais melhorias pautadas em dados.

Considerando a importância do tráfego qualificado para as vendas, como as empresas locais estão medindo e otimizando a eficácia de suas estratégias de SEO para atrair clientes realmente relevantes na região?

Ruan Barbosa: A parametrização dos dados e a configuração correta dos eventos e conversões do site em ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, tem sido o ponto principal para medir o sucesso dessas ações. Alguns clientes da Locasty conseguem mapear a jornada de quem consome seus produtos e serviços, sabendo qual foi o canal de entrada e entendendo quais as principais páginas que eles acessaram. Todos esses dados, unificados com uma estratégia de SEO, servem como direcionamento para melhorar as páginas de entrada ou a estrutura de informações das páginas.

Fonte:
https://locasty.com/pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima