1716813225 portal seo imagem noticias.png

Estratégias SEO precisam integrar o conceito Mobile-First

Lucas Pelisari, da UpSites, mostra como o Mobile-First impacta o SEO, desafios de aplicar o conceito e como otimizar com qualidade no mobile


Será cada vez mais raro conhecer uma pessoa que não tenha um celular no bolso.

De acordo com uma pesquisa feita pela da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada habitante no Brasil existem 2,2 dispositivos (computadores, notebooks, tablets ou smartphones).

O relatório Beyond Borders, da Ebanx, diz que cerca de 60% das vendas feitas por e-commerces na América Latina foram por celulares em 2021.

Diante desta realidade, muitas empresas nascem com o DNA mobile, isto é, sua estrutura no ambiente digital se desenvolve focada nos dispositivos móveis.

Esta é a lógica do conceito Mobile-First Indexing, criado pelo Google.

Trata-se do caminho inverso das empresas que normalmente precisam sair do formato tradicional focado nos desktops e adaptar sua plataforma aos smartphones.

O conceito Mobile-First indica que um site prioriza o celular e existem alguns exemplos que se tornaram referências mundiais em aplicativos e sistemas criados para smartphones: WhatsApp, Instagram e Waze.

Em todos os três casos, primeiro os usuários conheceram a versão feita apenas para os dispositivos móveis.

Nesse cenário, como o Mobile-First Indexing impacta as estratégias SEO? Que desafios existem para aplicar o conceito e como equilibrar a otimização sem perder qualidade?

Para esclarecer essas questões, o Portal SEO entrevistou Lucas Pelisari, especialista em SEO na agência UpSites.

Confira a entrevista na íntegra.

Como o Mobile-First Indexing tem impactado o cenário atual de SEO e as estratégias de otimização de conteúdo para empresas online?

Lucas Pelisari: Hoje as buscas são feitas em maioria pelo celular, por serem aparelhos que ficam praticamente o tempo todo, todos os dias, juntos com as pessoas.  E isso mostra como é importante as otimizações Mobile-First. Qualquer profissional de SEO precisa não só saber quais as principais técnicas de otimização mobile-first, como saber utilizá-las da forma correta. 

Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao adaptar seus sites para a indexação mobile-first, e quais as melhores práticas para superar esses desafios?

Lucas Pelisari: Eu vejo muitas empresas com dificuldades, seja por ter um site muito antigo, ou por ter sido feito em plataformas com design e códigos pré-definidos. Isso atrapalha na hora do profissional de SEO otimizar o site. Algumas empresas não entendem a necessidade de ter um site moderno que seja amigável aos dispositivos móveis. Ou então, não sabem que hoje não é tão caro construir um website otimizado, como era antigamente.

Pode compartilhar exemplos de casos de sucesso ou experiências positivas de empresas que implementaram efetivamente estratégias de mobile-first indexing em suas abordagens de SEO?

Lucas Pelisari: Posso citar o site da Physical Care, um dos clientes da UpSites. Hoje eles possuem 78% dos acessos orgânicos provenientes de buscas por smartphones. Esse número é muito importante principalmente quando se trata de uma clínica da área da saúde. Isso mostra que não só produtos, mas serviços também estão “reféns” do Mobile First. 

Com a crescente importância da experiência do usuário no ranking de pesquisa, como as empresas podem equilibrar efetivamente a otimização para dispositivos móveis sem comprometer a qualidade do conteúdo e da usabilidade em outras plataformas?

Lucas Pelisari: Hoje existem inúmeras técnicas de SEO que podem ser aplicadas, desde a otimização de conteúdo, até a definição das palavras-chaves de acordo com a intenção de busca. Otimização de imagens e de headers, execução de link juice (links externos direcionando para uma página) nas páginas internas e link building visando o offpage, são técnicas primordiais que devem ser aplicadas com cuidado para o sucesso do site. Além de tudo isso, o cuidado devido na criação do layout geral é a base para o sucesso, os que citei anteriormente são os complementos. Como você vai criar cada página do seu site é o que vai dizer se ele terá sucesso ou não, pois é isso que define as técnicas que poderão ser usadas para otimizar o site.

Fontes:
https://upsites.digital
https://business.ebanx.com/

Roberto Camargo em Divulga Seo
Roberto Camargo é um nome proeminente no mundo do marketing digital, com uma trajetória de sucesso que ultrapassa 15 anos dedicados à redação web. Sua especialidade se concentra em temas essenciais para o sucesso de negócios online, abrangendo desde SEO (Search Engine Optimization) até a otimização de sites, passando por lojas virtuais e demais aspectos relacionados à internet.

Ao longo de sua carreira, Roberto tem contribuído significativamente para o campo do marketing digital, publicando artigos ricos em informações e técnicas que ajudam empresas e empreendedores a maximizar sua presença online. Seu trabalho é reconhecido por sua profundidade de conhecimento e pela habilidade de transformar conceitos complexos em conteúdo acessível e aplicável.

Especialista em identificar tendências emergentes e adaptar estratégias de conteúdo para alavancar o desempenho online, Roberto Camargo se destaca por sua capacidade de simplificar a tecnologia para seus leitores, tornando o mundo digital mais acessível para todos. Seja você um profissional da área buscando aprimorar seus conhecimentos ou um empresário em busca de melhores resultados para seu negócio na internet, os artigos e insights de Roberto são recursos valiosos que oferecem clareza e direção neste cenário em constante evolução.
Divulga Seo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima